Você já parou para pensar em como a vida está acelerada?
Como as coisas acontecem de forma rápida e quando você notou, já aconteceu?
Tipo os dias da semana ou o final de semana (esse voa). Sei que, quando mudamos a rotina, isso reduz essa percepção de velocidade, mas, ainda assim, a cada dia, cada ano tenho a sensação de que está cada vez mais rápido.
Talvez com os próximos dois exemplos você concorde comigo:
1. Você sai do trabalho às 18h e as logo chega às 23h e você precisa se aprontar para dormir.
2. A cada visita que faz para seus pais, tios ou avós, percebe que as rugas estão mais acentuadas, mais fios brancos estão surgindo e você se espanta como envelheceram tão rapidamente.
Não sei se a tecnologia é a grande vilã dessa sensação, afinal, passamos horas em redes sociais, consumindo vídeos, fotos, filmes e por aí vai.
Outro dia um amigo me chamou para jogar FIFA e lá ficamos nos divertindo (e xingando) por 3h30. Foi legal essa interação, as tentativas frustradas de gol e as vitórias. Mas, quando percebi já eram 23h. Eu não fiz absolutamente nada além disso. E me senti mal por não ter aproveitado de outras formas. Eu podia ter escrito algo para o Coisas de Pedro, trabalhado alguma história engavetada, assistido um filme ou novela com a minha esposa ou conversado mais com ela, com meus pais ou estudado alguma coisa.
Talvez você me chame de paranóico (é bem provável que tenha razão), mas questão é que o tempo está cada vez mais rápido e isso me incomoda.
— Ah, mas no trabalho você não liga que passe rápido!
Pior que ligo! Por que essa sensação de velocidade é chata. Tudo é muito rápido, a semana, o mês, o ano passam depressa.
Meus pais estão na casa dos sessenta e parece que foi outro dia que comemoramos os quarenta anos da minha mãe. Os 68 da minha avó. Meus 22. Parece que, ao olhar para frente, quando eu estiver daqui a dez anos, ainda falta muito tempo para chegar, mas olhe para trás e se lembre dos seu aniversário de dez anos atrás. Sim…eu sei que muita coisa aconteceu, mas ainda assim foi rápido! Parece que quando éramos mais novos, o tempo era mais devagar. As férias da escola pareciam durar meses. O mês de dezembro, com as milhares de lampadinhas enroladas em árvores enfeitando as ruas não passavam tão depressa.
Talvez agora você esteja me chamando de louco e dizendo que sou muito nostálgico.
É… Talvez esteja certo.
Eu apenas sei que gostaria de desacelerar isso tudo para aproveitar mais o tempo com as pessoas que eu amo, pois eu sei que a vida é curta e não sabemos quanto tempo nos resta para aproveitar.
Que o meu tempo e o seu, caso desejar, demore para passar para que possamos aproveitar mais os momentos curtos da vida.