Ark Survival Evolved – O jogo que roubou minha vida

Imagine se você fosse largado pelado em uma ilha desconhecida, e tivesse que sobreviver? O que você faria primeiro? Uma lança com um galho lascado e pedras? Uma fogueira com gravetos? O que você comeria? Como iria sobreviver?


Tudo esse começo parece um anúncio de mais uma série do Bear Grylls, mas não. É a premissa de ARK Survival Evolved, com apenas um detalhe faltando: Na ilha que você acorda tem dinossauros.

Ark: Survival Evolved é um jogo de sobrevivência lançado em 2015. Desenvolvido pela Studio Wildcard, em colaboração com Instinct Games, Efecto Studios e Virtual Basemen, tem a premissa de se sobreviver em um mundo com dinossauros.
Tendo dito isso, entenda: Não é fácil sobreviver. Mesmo sem dinossauros. Você precisa tomar água, encontrar alimentos que não vão te matar, fazer um abrigo para chuva e temporais, expelir excrementos e caçar. Tudo isso demanda energia do seu personagem, que é consumida exigindo mais comida e água. E adicione a tudo isso o fato de que existem dinossauros querendo te fazer picadinho!


O começo do ARK é bem simples, e, apesar de não existir nenhum tutorial básico, se você é habituado a jogos de sobrevivência vai se sentir em casa assim que acordar só de tanguinha na praia. Mas, a partir da primeira noite, ARK se torna único. E, dependendo da quantidades de vezes que você morrer até lá, vai ser fisgado pelo jogo, ou largar de mão pra alguma coisa mais fácil.


A ambientação é fantástica. Se jogar de fones de ouvido, você consegue ouvir os barulhos da floresta, o vento e as folhas das árvores se mexendo. Jogar de fones, aliás, é fundamental para a sobrevivência. Você precisa dos ouvidos atentos para detectar um Velociraptor antes que ele te encontre primeiro. Além disso precisa estar atento às necessidades do seu personagem. Você pode estar fugindo de um Carnotauro e ficar cansado no caminho, virando um almoço delicioso do dino.
Mas não precisa se preocupar. Todos os seus itens ficam no lugar onde você morreu, e você pode voltar para buscá-los, depois do Carno se deliciar com a sua carne fresca.


E é aí que o jogo me pegou. Eu ainda vou falar aqui sobre a minha paixão por jogos de sobrevivência em geral. Mas ARK: Survival Evolved roubou a minha vida quando me vi em um mundo igualzinho o nosso, mas com dinossauros. Eu era a criança com brinquedos de T-Rex e Estegossauros de plástico na prateleira. Até hoje, em algum lugar da casa, tenho um Dicionário dos Dinossauros, com o nome e informações de vários dos répteis pré-históricos que habitaram essa Terra.

Então imagine-se no incrível mundo de Jurassic World, mas sem uma metralhadora ou carros para se defender. Você tem que fazer tudo do zero, começando com seu gravetinho e sua fogueira de cascalhos e palha. Ark me ganhou quando eu comecei a domar os dinossauros. Andar nas costas de um Parassauro, ou caçar dando comandos a Velociraptors para atacarem. Voar no pescoço de um Pterodátilo e explorar o mapa de ARK foi uma das melhores sensações dos videogames que eu tive nestes últimos anos.

Não somente isso, mas você pode evoluir seus personagens, seus dinossauros e a sua cabana de palha. Construa paredes de madeira, faça uma base inteiramente de pedra. Fortaleça seu muro com placas de ferro e faça um rifle ou uma espingarda de caça. Tudo é possível em ARK. Ainda mais com seus amigos para te ajudar.
Se nesse texto eu não te convenci, eu não sei mais o que posso fazer pra te convencer a clicar no link da Steam ou da Epic e dar uma olhada nesse jogo, sério!

Comprar Ark: Survival Evolved na Steam

Comprar Ark: Survival Evolved na Epic Games

E, seguindo a tradição iniciada por Victor aqui nos reviews de jogos: A minha nota para o jogo é:

10

Claro. Não poderia ser outra!

Até mais.

Um comentário sobre “Ark Survival Evolved – O jogo que roubou minha vida

  1. Eu tenho curiosidade de jogar tem um tempo já.
    Se não me engano veio na PS Plus em algum desses meses para trás. Vou terminar o que estou jogando e ver se curto o jogo (ou desisto logo). 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s