A Música Eletrônica e a Escrita Orgânica

Sinceramente, eu cacei o termo escrita orgânica pela internet e não consegui encontrar nada sobre isso, acredito que talvez seja uma pira minha. 

Este artigo talvez não te ensine nada, eu realmente não procuro fazer isso, no entanto, trago aqui umas ideias sobre a minha experiência em escrever dois livros de ficção científica e ser um grande fã de música eletrônica.

Tudo começou com um filme do Zac Efron, lembra dele? O Troy.

Música, amigos e festa, esse é o nome do filme. Nele temos Cole, um aspirante a DJ que tenta ganhar a vida tocando em baladas pela cidade; e James, um DJ já renomado no cenário da música eletrônica.

O filme é sobre James ensinando Cole sobre música, e sobre a vida de DJ profissional. 

“Mas o que isso tem a ver com escrita?”

Em um dos momentos-chave do filme, em que Cole está junto de James num estúdio ouvindo as músicas que Cole produziu, podemos notar que nela existe uma palma, e isso é o que chama a atenção de James e ele diz:

“Ironicamente, a única coisa viva no meio desse lixo computadorizado são essas palmas honestas.”

Cole então diz:

“Mas toda música eletrônica é feita por computador”

É nesse momento que vem a chave de ouro do James:

“Mas, pode ser orgânica.”

Não sei se você conseguiu entender. É nesse momento que minha pira começa.

Pode ser orgânica.

É sobre isso. rs

Orgânico.

Uma escrita real, com elementos que fazem o leitor se conectar, não por memórias, nem sentimentos, mas sensações. 

Sensações, entende?

No filme, quando diz que a música precisa ser orgânica, James faz uma crítica aos samples que são nada mais que trechos de músicas já existentes, muitas vezes criados no próprio computador, instrumentos ou sons do cotidiano. Elementos prontos.

Como isso tem a ver com escrita?

A escrita orgânica vem como um modo de evitar usar as ideias prontas, trechos prontos e frases de efeito.

Quando um personagem está numa casa mal assombrada, no meio da floresta e ouve um barulho, nas histórias convencionais ele vai até lá ver o barulho. Na escrita orgânica ele demonstra esse medo. Ele treme, ele se arrepia, ele foge.

A escrita orgânica é sobre falar algo natural. Uma situação realmente orgânica.

Em meus contos de ficção científica tenho tentado colocar esse lado orgânico nos personagens, não a ideia de humanização, acredito que seja um pouco antes de humanizá-los, e deixá-los orgânicos.

Nos contos, costumo colocar situações básicas do dia a dia, por exemplo:

“Sentei sobre a cadeira e, com um garfo, peguei uma batata, assoprei três vezes, coloquei na boca, ainda estava quente, mas mastiguei mesmo assim.

— Como assim? — perguntei, tentando não deixar a batata muito tempo num local só, para não queimar.”

No exemplo acima, a ideia de escrita orgânica está nas ações do personagem, nesse detalhe simples que é a ideia da batata estar quente e ele ter a necessidade de ficar passando ela de um lado para o outro na boca.

Entender que o personagem é real pode ajudar a desfrutar de uma escrita até mesmo mais fluida que carrega uma história de alguém real.

Uma das melhores dicas de escrita que ouvi foi:

“Observe pessoas reais”

E escreva sobre pessoas reais, usando elementos reais.

Como adicionar escrita orgânica nos meus textos?

Para aderir a essa ideia de escrita orgânica e conseguir trazer um aspecto mais natural para seus personagens ou cenas.

Observe

Busque observar o mundo, ter uma visão do que realmente está acontecendo e como está acontecendo. 

Diferente de seguir caminhos já escritos por outros autores, coloque coisas novas, focando em algo palpável, algo que possa ser feito e sentido por qualquer leitor.

Escrita Orgânica antes da aventura 

Nas histórias, precisamos adicionar ao personagem seus conflitos e motivos para correr riscos e ir atrás dos objetivos. Por que não falar sobre o personagem um pouco antes disso?

Deixe de lado a ideia de que o personagem tem que aceitar aquilo e fazer o que o universo quer que ele faça, sem perguntar nada. Faça-o questionar.

Melhor ainda, colocar em meio ao conflito, não só a visão do personagem como um guerreiro que precisa resolver aquele problema. Deixe ele mais humano, mostre como ele realmente se sente tendo que sair do seu conforto e ir lutar com um dragão.

Fale sobre você

É comum querermos falar sobre os outros, e usar samples de escritores renomados. Porém, dessa maneira acabamos colocando cenas que já vimos em algum lugar.

Fale sobre você, suas ações e atitudes de forma que seus personagens ganhem um aspecto real, orgânico. Tenha cuidado para não passar a ideia de que o personagem é um boneco que está sendo jogado de um lado para o outro.

Dê-lhe o poder de responder, de sentir e expressar tudo aquilo que está em torno dele.

Sinta

Essa é a dica chave para a escrita orgânica: sentir não apenas as coisas ao seu redor. Não só as emoções do personagem. 

Sentir sua escrita, sentir que cada palavra está passando a mensagem que deveria passar, algo parecido com a caligrafia japonesa, cujo foco é mostrar a simplicidade, beleza e conexão entre a mente e o corpo.

Por fim, a escrita orgânica é algo que ainda está sendo moldado, acredito que gradualmente coisas novas virão, formas diferentes de contar aparecerão, e claro, se você tiver algo para agregar sobre o assunto, não hesite em fazê-lo. 

A escrita orgânica é um modo de escrita que pode e será moldado por várias pessoas que quiserem deixar seus personagens mais orgânicos.

Você pode aplicar essa estratégia em tudo que for escrever. 

E o Cole?

Ele aprende isso. Próximo ao final do filme, você percebe ele gravando tudo que está em sua volta: ele caminha sem os fones de ouvido, ele entende o que o James queria dizer.

E faz está música.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s